OHAA- Arquitetura Dirigida por Ontologias de Agentes de Software Híbridos

Através da autonomia, sociabilidade e capacidade de aprendizagem, os agentes de software e os sistemas multiagentes oferecem uma melhor abordagem para a crescente complexidade dos problemas e correspondentes soluções de software e para apoiar o processo de tomada de decisões. A maioria desses sistemas usam ontologias como bases de conhecimento para representar, compartilhar e reutilizar o conhecimento de um domínio de aplicação. Vários modelos de arquiteturas de agentes de software deliberativos e reativos já foram propostos. Entretanto, as arquiteturas de agentes de software híbridos que combinam componentes deliberativos e reativos, com as vantagens dos dois comportamentos são ainda um tópico de pesquisa em aberto e são abordagens promissoras para tornar mais eficiente o processo decisório. O principal objetivo deste projeto é apoiar o processo de tomada de decisões, explorando arquiteturas de agentes híbridos que representam e compartilham seu conhecimento em ontologias. A arquitetura proposta será avaliada através do desenvolvimento de um estudo de caso no processo de tomada de decisões sob ataques cibernéticos. Com a consolidação dos resultados deste projeto espera-se ter soluções tecnicamente viáveis e efetivas para a construção de agentes de software híbridos que combinam componentes deliberativos e reativos para um melhor apoio ao processo de tomada de decisões. Também serão resultados do projeto uma ontologia de referência representando o problema das ameaças à segurança da informação e correspondentes ações corretivas e preventivas a serem recomendadas bem como a utilização da ontologia na construção de um agente de software híbrido para simular os efeitos dos ataques também será resultado da execução do projeto.

Identificação dos participantes do projeto

María del Rosario Girardi Gutiérrez - Universidade Federal do Maranhão –
(Universidade de Genebra, Suiça), areas de atuação no projeto: Métodos e
Técnicas da Computação & Sistemas Multiagentes & Arquiteturas de Software &
Ontologias; UFMA.

Francisco José da Silva e Silva - Universidade Federal do Maranhão – Professor
de atuação no projeto: Sistemas de Computação & Sistemas Multiagentes &
Segurança da Informação; UFMA.

Adriana Leite Costa - Universidade Federal do Maranhão – Aluno de doutorado;
Computação & Sistemas Multiagentes & Arquiteturas de Software & Ontologias;